quarta-feira, 21 de agosto de 2013

007 e o ECA

007 E O ECA
“MY NAME IS BOND... JAMES BÓOND!” (E O BRASIL?)
    Quem não se lembra desta frase? Ela tornou-se famosa, dita por vários atores, entronizados na pele do principal agente de Sua Majestade, a Rainha. O agente secreto mais famoso do mundo, fazia de si esta apresentação, para mim muito interessante e engraçada. O que eu demorei bastante para descobrir foi o que significavam aqueles DOIS ZEROS, na identificação do agente-espião, principal defensor da Coroa Britânica.

   Os DOIS ZEROS daquele ZERO-ZERO-SETE nada tinham do prosaico que eu percebia. Eles significavam que “aquele agente”, o que tinha DOIS ZEROS na sua identificação, tinha PERMISSÃO PARA MATAR, segundo o seu próprio, único e pessoal entendimento. Dá para notar que, esta, “permissão para matar”, no reino de Sua Majestade era BEM RESTRITA. Apenas nove (ou dez?) agentes a possuiriam. Imaginamos que estes nove, ou dez, agentes eram escolhidos com muito rigor. Permissão para matar....
Mas, o que o nosso conhecido James Bond tem a ver com o nosso Brasil?

   Como o nosso papel aqui, é convidar e ensinar as pessoas a reflexão, encontramos este paralelo tão desconfortável para abordar este assunto tão... tão indesejado pelos nossos políticos. Nós elegemos nossos vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidentes. Eles precisam se apresentar, precisam se fazer conhecer, para terem um mandato dado por nós.
   Agora, pensem e respondam. Porque motivo nós iríamos querer uma L-E-I que dá permissão a uma, não, uma não, a muitas pessoas desconhecidas o DIREITO DE SAIREM A RUA, ARMADAS, PARA ASSALTAR E MATAR INDISCRIMNADAMENTE? Qualquer jovem, menor de 18 anos, que consiga segurar uma arma, puxar um gatilho, no nosso país TEM “PERMISSÃO PARA MATAR”. Pode sair as ruas e, segundo o seu próprio, único e pessoal entendimento, escolher qualquer um e mata-lo, com a CERTEZA PRÉVIA, de que não acontecerá EXATAMENTE NADA CONSIGO.

   Porque? Porque esta lei existe no nosso país. Ela é a Lei 8069, de 13 de julho de 1990, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. ECA, para os íntimos.
Não, não me venham dizer que eu não sei que este Estatuto, esta bela obra legislativa, foi criada para PROTEGER AS NOSSAS CRIANÇAS, O NOSSO FUTURO. Eu SEI disto. Foi feito para proteger crianças pequenas de abusos de toda ordem sob a tutela inconsciente de pais reais e adotivos desequilibrados, irresponsáveis, doentes, degenerados. Foi feito para SALVAR as nossas INDEFESAS CRIANÇAS.

   Então, agora, por favor, alguém apresente-me uma estatística que mostre que os estupros, sevícias, agressões e morte de crianças indefesas DIMINUIU após este Estatuto ter entrado em vigor.
Porque, amigos, o que temos visto, diariamente, diuturnamente e, cada vez mais, é a INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES POR CRIMINOSOS. O que temos visto é adolescentes que não receberam uma formação e educação adequada por qualquer motivo. Adolescentes que não sabem o que é Moral, Ética e, sequer HUMANIDADE, saírem pelo Brasil afora, as centenas, aos milhares CHACINANDO homens, mulheres, idosos e até mesmos adolescentes e crianças de colo. Fazem isto COM A CERTEZA ABSOLUTA de que NÃO LHES ACONTECERÁ NADA, com o conhecimento prévio que, se pegos, serão levados para um lugar onde serão alimentados, acomodados e liberados para irem embora quando e se quiserem. Vão tomar um puxão de orelhas, com certeza, alguém vai lhes dizer que o que fizeram foi errado? Talvez.

  O ECA, não obriga os nossos governantes a darem boas escolas e boa formação, lazer e esportes para TODAS AS CRIANÇAS, não protege as crianças indefesas dos desequilibrados domésticos que as seviciam e matam, muitas vezes. O ECA garante que aqueles que QUISEREM SE VINGAR DA SOCIEDADE JÁ ESTÃO DESCULPADOS. Mas que seja antes dos dezoito, não importa se matarem um ou dez, só importa que não tenham dezoito anos.

    Agora, vamos nos perguntar a nós mesmos. Porque NÓS não fazemos nada? Porque, depois de tanto tempo, tantas atrocidades cometidas em nome e por, jovens de menor, ninguém se propôs ou tentou modificar, melhorar o teor, a aplicabilidade deste bendito ECA? Será que todos concordamos que está tudo bem? Que o Brasil tenha tantos James Bonds, não a serviço da Rainha, mas a serviço do crime, da violência e do desatino?

   O ECA precisa ser ATUALIZADO, REVISTO, AMPLIADO e ADEQUADO a nossa nova realidade. Não somente os pais devem ser punidos por não mandarem os seus filhos a escola, mas os governantes também deverão ser punidos SE NÃO PROVEREM CRECHES E ESCOLAS de qualidade PARA TODAS AS CRIANÇAS. Chega de ENSINO PAGO para crianças de 0 a 15 anos. Para estas crianças, a escola precisa ser única e universal, com uma só qualidade: EXCELENTE! E PÚBLICA!

   Está na hora de acordarmos, de mostrarmos aos políticos que este estado de coisas precisa mudar e, se eles não o mudarem, nós os mudaremos e depois mudaremos as Leis que NÃO NOS SERVEM.

   Para nós, para o Brasil:
           Chega de James Bonds!
         
Chega de 00000000000000000000000000000007’s!!!!

Álvaro Roberto de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário