quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os médicos, OUTRA VEZ



Entenda o "porquê" disto"!!!! 

     Lemos ABISMADOS, OFENDIDOS e INCRÉDULOS a reportagem com recorte abaixo, em que médicos do Ceará OFENDEM colegas estrangeiros a saída de curso de preparação ao idioma e a saúde pública, realizado em Fortaleza. "Voltem para a Senzala"!!!! Esta expressão JAMAIS PODERIA TER SAÍDO DA BOCA DE UM BRASILEIRO DIGNO. Precisamos nos PENITENCIAR POR ISTO e, SE POSSÍVEL FOR, PUNIR OS AUTORES de tamanho ABSURDO.

Esta atitude lamentável, condenável, preconceituosa e injusta, praticada por "médicos" em Fortaleza contra colegas estrangeiros que se candidataram ao programa "Mais Médicos" do governo federal, ESCANCARA para o mundo o TIPO DE ATENDIMENTO e o TIPO DE GENTE  que atende o povo pobre nos hospitais públicos de todo o Brasil. 
Felizmente, estes médicos devem ser (precisam ser) exceções, mas é muito triste de se tomar consciência, uma situação como esta. No entanto, não fazia sentido para mim, toda esta "ojeriza", toda esta "insatisfação". Tampouco fazia sentido a repentina atividade, envolvimento e movimentação do(s) Sindicato(s) dos Médicos e da AMB. Instituições costumeiramente AUSENTES da mídia para dar opiniões sobre erros médicos e más condições dos hospitais públicos deste nosso tão desrespeitado país e povo. Não nos lembramos de ter visto tanta ÊNFASE, tanta VEEMÊNCIA destes doutos senhores, neste momento TÃO PRÓDIGOS em se preocupar com a QUALIDADE DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS e do ATENDIMENTO QUE ELES IRÃO PRESTAR, em outros momentos, trágicos, da nossa saúde pública, como médicos que desrespeitam pacientes e cometem crimes. Crimes aliás como o retratado na reportagem que citaremos a seguir.
     Mas como O DESTINO NÃO É AMIGO DA ILUSÃO, esta outra reportagem veio jogar luz tanto a atitude vergonhosa dos médicos cearenses, como a INDIGNAÇÃO e PREOCUPAÇÃO INESPERADA de Conselhos e Sindicatos de Medicina do Brasil. A reportagem a seguir, que recolhemos de um jornal de bastante circulação e credibilidade, mostra como muitos médicos RECEBEM SEM TRABALHAR nos hospitais públicos deste país. 

     Num grande hospital público do Rio de Janeiro, alguns médicos, com salários entre 8 e 16 mil reais mensais, não comparecem ao seu trabalho, porque precisam atender consultas regiamente pagas em hospitais e clínicas particulares.  
     Enquanto o povo que precisa da saúde pública no Brasil, sofre e espera em filas intermináveis e por consultas e exames, que muitas vezes nem chegam a se realizar, até mesmo por morte do paciente que tanto esperou o atendimento nunca conseguido.

     Entender e resolver esta situação caótica e inaceitável, é tão urgente quanto inadiável. E, neste momento existirem pessoas discutindo a qualidade das faculdades de medicina de outros países, atravessa o campo da pilhéria e alcança o deboche e o desrespeito a vida humana. Precisamos olhar em volta e, sem paixão, com racionalidade, dizer se a medicina pública da Argentina, da Espanha, de Cuba e da Itália são piores do que a nossa.  Certamente, são diferentes.
      Quero encarecer aos senhores doutores, neste momento, tão indignados e insatisfeitos, que apresentem a sua nota tirada em ÉTICA. 
     Quero que respondam os doutores com cátedras em Conselhos se eles realmente acham que NENHUM ATENDIMENTO MÉDICO É MELHOR DO QUE ALGUM ATENDIMENTO. 
     Quero que digam se acham o atendimento médico público do Brasil alguma forma de excelência e se pensam que NADA DEVE SER FEITO PARA MUDAR. 
     Se a sua resposta a esta última pergunta for SIM, se acham que nada precisa ser mudado. Digo-lhes que quem precisa de atendimento médico urgente são os senhores: ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO.
     Se a sua resposta for NÃO. Se acham que a situação precisa melhorar. Quero ouvir as SUAS SUGESTÕES, pois até agora, nós, o povo brasileiro, DESCONHECEMOS AS SUAS BOAS IDÉIAS para a nossa SAÚDE PÚBLICA.
     Por enquanto, senhores, só temos visto dos senhores, BIRRA, BEICINHO E REBELDIA.Assim, preferimos APOIAR A SOLUÇÃO DO GOVERNO. O povo precisa de médicos. O povo NÃO precisa do seu elitismo. Pois, este, todos sabemos a quem vocês dedicam. Vocês dedicam aqueles que PODEM PAGAR MELHOR, apesar de não quererem abrir mão do dinheiro público, ao que parece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário